VAMOS FALAR DE BIFOBIA E POLIAMOR ?

Vivemos numa sociedade culturalmente monogâmica, monossexual e heteronormativa, toda essa cultura pode respaldar negativamente em vários movimentos como o movimento pelo amor livre e a militância Bissexual da comunidade LGBT+. Vendo a intersecção entre bissexualidade e poliamor, percebi que muitas desconsiderações e violências são cometidas em relação ao tema, então vamos  discutir alguns pontos .

Relação poliamorosa não é uma relação bissexual ! 

Um dos grandes mitos e equívocos em relação ao tema é dizer que pessoas em relações poliamorosa, do tipo trisal por exemplo, com homens e mulheres na relação são bissexuais ou que a pessoa que tem essa relação está vivendo um relacionamento bissexual , nem todas as pessoas que fazem parte de um trisal misto 2 mulheres + 1 homem ou 2 homens e uma mulher por exemplo são bissexuais , nem todas essas pessoas desse triângulo amoroso são bissexuais e se relacionam sexualmente e romanticamente entre si, as pessoas nessas relação podem tanto ser hetero , homo, pan ou bissexual e tudo isso dependerá de como a relação poli se configura .

➖ Existe mulher bi no poliamor, ela não está fazendo isso só pra agradar o marido !

Muitas mulheres bissexuais veem sua identidade tolhida ( apagamento que não é novidade na comunidade BI ) na relação poliamorosa , muitos veem a mulher que participa de um trisal homem-mulher-mulher como uma mulher hetero que satifaz os desejos do marido (como se a mulher só servisse para agradar os desejos dos homem ), e essa mesma mulher é vista como premio da virilidade do parceiro e aí temos o machismo envolvido também.

Eu não preciso ter uma relação poliamorosa pra viver minha bissexualidade

Muitas pessoas compartilham a falsa crença de que uma pessoa bissexual só poderia viver sua bissexualidade se optasse por relações poliamorosas mistas o que contribui para uma normativa por vezes bifobica de que homem gay tem que ter relações com outro homem gay , o homem hetero com uma mulher hetero e o bissexual pra ser considero bissexual de fato teria que ter uma relação poliamorosa porque é isso que é uma relação BI, porque se ele ficar com homem a relação é gay e se ele ficar com uma mina ele tá numa relação hetero, então se ele é bissexual de fato deve ficar com os dois, mas vemos que essa relação é arbitrária, uma pessoa bissexual pode viver sua bissexualidade de N maneiras e estar em relacionamentos com pessoa do msm sexo ou com sexo oposto não anula sua bissexualidade, estar numa relação poliamorosa mista não é critério pra legitimar bissexualidade de ngm .

➖Preciso ser bissexual pra viver o poliamor

Ninguém precisa Necessariamente ser bissexual pra viver o poliamor , você pode ter uma relação com pessoas do mesmo sexo na relação poliamorosa sem se relacionar romântica ou sexualmente com a pessoa, isso dependerá dos acordos e de como a relação poli se configura, mas resumindo : bissexualidade não é critério pra viver o poliamor e nem todos poliamorista é BI .


Poliamor # bissexualidade

Ter vontade de ter relação com múltiplos parceiros não é a mesma coisa que sentir atração por dois gêneros diferentes, assim como ser poliamorista não é uma característica de pessoas bi, tanto é que muitas pessoas bissexuais optam por relações monogâmicas , monossexualidade que seria a atração por um só sexo e diferente de monogamia que o vinculo matrimonial , sexual e amoroso com só um individuo .




Poliamor e fachada pra homem gay e mulher lesbicas não Se assumirem

Não que isso não possa existir. mas ficar pressupondo que pessoas bissexuais estão Escondendo sua homossexualidade na relação poliamorosa colocando alguém do sexo oposto na relação soa um tanto bifobica . 

Esses bissexuais tem relações poliamorosas por que São promíscuos e imorais. 

Como bem enfatizado aqui ninguém precisa ser bissexual pra viver Uma relação poliamorosa, ter relações ou não relações Poliamorosas não faz de ninguém santo ou puta e nem  melhor , pior ou menos moral. As relações Poliamorosas São relações como qualquer Uma outra e merece respeito .

- Assexuais, gouinage e bissexuais com frescura não pode participar do Poliamor

As relações Poliamorosas não tem que necessariamente envolver sexo e não ter sexo na relação não invalida as relações poliamoras, essas relações podem ser poliafetivas e poliromanticas também , e preciso haver consenso e acordo no sexo. A pessoa não gostar de penetração ou outras praticas no sexo não é simplesmete Uma frescura, mas o gosto e uma preferência pessoal.


Por hoje é só e vivas as relações poliamorosas e monogâmicas sem bifobia ou qualquer outra LGBTfobia .

Fonte das imagens : A liga gay , IG , intagram e twitter com #bifobia e portais de noticia .