VAMOS FALAR DE BIFOBIA E POLIAMOR ?
Vivemos numa sociedade culturalmente monogâmica, monossexual e heteronormativa, toda essa cultura pode respaldar negativamente em vários movimentos como o movimento pelo amor livre e a militância Bissexual da comunidade LGBT+. Vendo a intersecção entre bissexualidade e poliamor, percebi que muitas desconsiderações e violências são cometidas em relação ao tema, então vamos discutir alguns pontos .
➖Relação poliamorosa não é uma relação bissexual !
Um dos grandes mitos e equívocos em relação ao tema é dizer que pessoas em relações poliamorosa, do tipo trisal por exemplo, com homens e mulheres na relação são bissexuais ou que a pessoa que tem essa relação está vivendo um relacionamento bissexual , nem todas as pessoas que fazem parte de um trisal misto 2 mulheres + 1 homem ou 2 homens e uma mulher por exemplo são bissexuais , nem todas essas pessoas desse triângulo amoroso são bissexuais e se relacionam sexualmente e romanticamente entre si, as pessoas nessas relação podem tanto ser hetero , homo, pan ou bissexual e tudo isso dependerá de como a relação poli se configura .
➖ Existe mulher bi no poliamor, ela não está fazendo isso só pra agradar o marido !
Muitas mulheres bissexuais veem sua identidade tolhida ( apagamento que não é novidade na comunidade BI ) na relação poliamorosa , muitos veem a mulher que participa de um trisal homem-mulher-mulher como uma mulher hetero que satifaz os desejos do marido (como se a mulher só servisse para agradar os desejos dos homem ), e essa mesma mulher é vista como premio da virilidade do parceiro e aí temos o machismo envolvido também.
➖ Eu não preciso ter uma relação poliamorosa pra viver minha bissexualidade
Muitas pessoas compartilham a falsa crença de que uma pessoa bissexual só poderia viver sua bissexualidade se optasse por relações poliamorosas mistas o que contribui para uma normativa por vezes bifobica de que homem gay tem que ter relações com outro homem gay , o homem hetero com uma mulher hetero e o bissexual pra ser considero bissexual de fato teria que ter uma relação poliamorosa porque é isso que é uma relação BI, porque se ele ficar com homem a relação é gay e se ele ficar com uma mina ele tá numa relação hetero, então se ele é bissexual de fato deve ficar com os dois, mas vemos que essa relação é arbitrária, uma pessoa bissexual pode viver sua bissexualidade de N maneiras e estar em relacionamentos com pessoa do msm sexo ou com sexo oposto não anula sua bissexualidade, estar numa relação poliamorosa mista não é critério pra legitimar bissexualidade de ngm .
➖Preciso ser bissexual pra viver o poliamor
Ninguém precisa Necessariamente ser bissexual pra viver o poliamor , você pode ter uma relação com pessoas do mesmo sexo na relação poliamorosa sem se relacionar romântica ou sexualmente com a pessoa, isso dependerá dos acordos e de como a relação poli se configura, mas resumindo : bissexualidade não é critério pra viver o poliamor e nem todos poliamorista é BI .
➖ Poliamor # bissexualidade
Ter vontade de ter relação com múltiplos parceiros não é a mesma coisa que sentir atração por dois gêneros diferentes, assim como ser poliamorista não é uma característica de pessoas bi, tanto é que muitas pessoas bissexuais optam por relações monogâmicas , monossexualidade que seria a atração por um só sexo e diferente de monogamia que o vinculo matrimonial , sexual e amoroso com só um individuo .
Não que isso não possa existir. mas ficar pressupondo que pessoas bissexuais estão Escondendo sua homossexualidade na relação poliamorosa colocando alguém do sexo oposto na relação soa um tanto bifobica .
➖ Esses bissexuais tem relações poliamorosas por que São promíscuos e imorais.
Como bem enfatizado aqui ninguém precisa ser bissexual pra viver Uma relação poliamorosa, ter relações ou não relações Poliamorosas não faz de ninguém santo ou puta e nem melhor , pior ou menos moral. As relações Poliamorosas São relações como qualquer Uma outra e merece respeito .
- Assexuais, gouinage e bissexuais com frescura não pode participar do Poliamor
As relações Poliamorosas não tem que necessariamente envolver sexo e não ter sexo na relação não invalida as relações poliamoras, essas relações podem ser poliafetivas e poliromanticas também , e preciso haver consenso e acordo no sexo. A pessoa não gostar de penetração ou outras praticas no sexo não é simplesmete Uma frescura, mas o gosto e uma preferência pessoal.
Por hoje é só e vivas as relações poliamorosas e monogâmicas sem bifobia ou qualquer outra LGBTfobia .
Fonte das imagens : A liga gay , IG , intagram e twitter com #bifobia e portais de noticia .
Adorei o post, muito bem explicado. Entretanto, comigo não rola essa história de poliamor, amor liberal e tudo mais.
ResponderExcluirDeveria haver um debate maior sobre o tema, já que muita pessoa ainda está no escuro e a relação pode ser 'tachada'...
Ser poliamorista já apareceu em mim, desde a adolescência nos anos 70, a época colaborava, mas mesmo depois a minha preferência foi namorar duas pessoas e gostar delas da mesma forma parecia que faltava alguma coisa quando estava só em casal. Obrigado pelo artigo.
ResponderExcluirDe nada, fico feliz que tenha gostado do post é compartilhado sua experiência, é comum pessoas demorarem a experimentar o poliamor ou se descobri poliamoristas, obg por ler e divulgue aos amigos .
ResponderExcluirSeu texto é muito esclarecedor tanto para quem desconhece a bissexualidade, quanto para pessoas que conhecem o movimento LBGT e o universo das relaçôes não monogâmicas.
ResponderExcluirRealmente há muito para aprender das questões afetivas e das relações e neste sentido, o seu blog é uma fonte de informações muito rica e didática. Parabéns!