Olá pessoal, infelizmente vivemos em uma sociedade normativa que segrega ao invés de unir e por isso é tão importante a militância dos movimentos sociais , e as vezes ao vermos certos grupos ligados a movimentos sociais protestando nos depararmos com conceitos que nos desperta curiosidade ou nos atrapalha a compreender as reivindicações de alguns grupos, por isso separei alguns conceitos que são usados por muitos militantes .


                                                             # Movimento LGBT



Heteronormatividade 

Heteronormatividade é um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas ou perseguidas por práticas sociais, crenças ou políticas. Isto inclui a ideia de que os seres humanos recaem em duas categorias distintas e complementares: macho e fêmea; que relações sexuais e maritais são normais somente entre pessoas de sexos diferentes; e que cada sexo têm certos papéis naturais na vida. Assim, sexo físico, identidade de gênero e papel social de gênero deveriam enquadrar qualquer pessoa dentro de normas integralmente masculinas ou femininas, e a heterossexualidade é considerada como sendo a única orientação sexual normal. 

Queer

Queer  é um termo "guarda-chuva" proveniente do inglês usado para designar pessoas que não seguem o padrão da heterossexualidade ou do binarismo de gênero. É comumente relacionado com pessoas que não se identificam com as formas usuais de identidade e orientação sexual, mas também é usado para representar gays,lésbicasbissexuais ou transgêneros, de forma análoga à sigla LGBT.


"Fobias "

Homofobia : Antipatia , aversão , ódio , preconceito é uma serie de sentimentos e concepções negativas em relação aos homossexuais .

Lesbofobia : Antipatia , aversão , ódio , preconceito é uma serie de sentimentos e concepções negativas em relação as lésbicas

Bifobia :  .Antipatia , aversão , ódio , preconceito é uma serie de sentimentos e concepções negativas em relação aos bissexuais .

Transfobia :Antipatia , aversão , ódio , preconceito é uma serie de sentimentos e concepções negativas em relação aos transsexuais.

Panfobia : Antipatia , aversão , ódio , preconceito é uma serie de sentimentos e concepções negativas em relação aos pansexuais 


                                                             # Movimento Negro





Apropriação cultural

Apropriação cultural é a adoção de alguns elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente. Ela descreve aculturação ou assimilação, mas pode implicar uma visão negativa em relação a aculturação de uma cultura minoritária por uma cultura dominante.  Ela pode incluir a introdução de formas de vestir ou adorno pessoal,  artereligiãolíngua e etc , estes elementos, uma vez removidos de seus contextos culturais, podem assumir significados que são significativamente divergentes, este termo também é usada para designar o roubo de espaço dos negros músicos por exemplo na sociedade por brancos músicos que tocam o mesmo estilo do negros onde o ritmo faz parte da cultura negra mas essa cultura negra e apropriada por brancos para serem passadas aos brancos .

Casa Grande e Senzala

Inspirado nos tempos de escravidão no Brasil cultura da casa grande e senzala é um termo para designar a cultura que coloca os brancos em posição de superioridade e legitimidade tornando sua ascensão mais fácil (casa grande ) enquanto coloca negros em posição de inferioridades e desligitmidade favorecendo sua marginalização ( senzala ) .

 Cultura afro

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade

Limpeza étnica 

limpeza étnica é a remoção ou eliminação de determinados grupos étnicos numa região. As migrações forçadas podem ser um tipo de limpeza étnica, se alvejarem um povo específico. A limpeza étnica não deve ser confundida com o genocídio.



# Feminismo


Cultura do estupro

Cultura em que o corpo da mulher é objetificado de forma sexual de modo que está tem pouca autonomia sobre seu corpo e o que legitima o abuso,  A “cultura do estupro” também é uma cultura onde a violência sexual é considerada norma – ou seja, onde as pessoas não são ensinadas a não estuprar, mas sim ensinadas a não ser estupradas. O termo foi usado pela primeira vez por feministas nos anos 70, mas tornou-se mais popular nos últimos anos , a cultura do estupro é vista quando alguém força a mulher a dar um beijo , quando em casos de estupro ela é culpabilizada e quando ao passar por um rua essa é assediada com cantadas .

Invisibilidade Lésbica

 É um termo usado para descrever situações em que  lésbicas não tem visibilidades em sua identidade, vozes ou demandas na sociedade , um exemplo é que lésbicas são vistas como objetos de fetiche masculino e suas demandas historicamente não eram contempladas pelos movimentos LGBT , a invisibilidade também aparece quando a homossexualidade de mulheres é contestada com argumentos de que ela é assim por que não encontrou o cara certo desse modo não reconhecendo sua inidentidade invisibilizando-a .

Machismo

Machismo é um sistema que baseia-se na supervalorização das características físicas e culturais associadas com o sexo masculino, em detrimento daquelas associadas ao sexo feminino, pela crença de que homens são superiores às mulheres . Nesse sistema há a crença na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família o que promove a desigualdade entre os gêneros na sociedade .

Biologização de gênero

Esse termo se refere a tentativa de atribuir um essência inata a mulher e ao final não reconhecendo a construção cultural em torno da feminilidade e tornando o argumento biologizante ( que se reduz ao biológico ) , por exemplo termo como a mulher tem instinto materno e a doçura e delicadeza fazem parte da natureza da mulher como se toda mulher fosse dócil  ou como se a pessoa só por ser mulher vai ser dócil são argumentos que caem em uma biologização de gênero .


                                            #Veganismo e direito dos animais



Exploração animal 

Termo usada para designar os maus tratos aos animais na produção alimentícia , farmacêutica ou têxtil por exemplo bezerros filhotes que ficam sem leite por que o leite produzido pela vaca é armazenado para fabricação .

Abate humanitário

Forma de abate em que os animais são tratados de forma digna é humana em que se preza o minimo de sofrimento e o máximo de conforto , higienização e tratamento humanitário para os animais antes do abate mas a grande maioria dos Veganos e defensores dos animais são contra o abate humanitário pois por mais que o bicho seja bem tratado não consideram o assassinato de animais algo ético e humanitário .

Especismo 
Especismo - Espécie + ismo é o ponto de vista de que uma espécie, no caso a humana, tem todo o direito de explorar, escravizar e matar as demais espécies por serem elas inferiores. É a atribuição de valores ou direitos diferentes a seres dependendo da sua afiliação a determinada espécie. O termo foi cunhado e é usado principalmente por defensores dos direitos animais para se referir à discriminação que envolve atribuir a animais sencientes diferentes valores e direitos baseados na sua espécie, nomeadamente quanto ao direito de propriedade ou posse.
O especista acredita que a vida de um membro da espécie humana, pelo simples fato do indivíduo pertencer à espécie humana, tem mais peso e mais importância do que a vida de qualquer outro ser. Os fatores biológicos que determinam a linha divisória de nossa espécie teriam um valor moral – nossa vida valeria “mais” que a de qualquer outra espécie.

Sociedade de consumo

Sociedade de consumo é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo ou excessivo de bens e serviços disponíveis, graças a elevada produção dos mesmos.



Sociedade ou cultura carnivora

Termo para desginar a cultura do consumo massivo de carne na sociedade, onde restaurantes , lanchonetes , festa , eventos e praticas culturais tem sempre a carne como elemento presente de forma massiva para o consumo, um reflexo da sociedade carnívora e que se você for em uma lanchonete tradicional dificilmente você encontrará um prato sem carne .


Politica do pão e circo

Termo Inspirado na política criada pelos antigos romanos, que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes.
Em uma visão mais tradicional, a expressão serviu para mostrar que os romanos viviam em meio a espetáculos sangrentos, que eram promovidos nos anfiteatros para divertir a população; além disso, pão era distribuído gratuitamente para a população . Esse termo no movimento vegano e de direitos dos animais é geralmente utilizado para fazer criticas ao uso de animais em espetáculos circenses e touradas e também criticas ao uso de animais para sustentar a politica do pão é circo .

Fonte : Wikipedia , sobre cultura do estupro