Olá pessoal, motivado por textos e vídeos de psicólogos , sociólogos e filósofos falando a respeito do tema me instiguei para falar sobre . Esse texto não pretende ser um artigo teórico sobre o tema nem pretende esgotar as questões sobre o tema, mas, levantar alguns questionamentos de forma bastante simples, através desses escritos sem muito aprofundamento, para começarmos a refletir .

     Como a maioria das coisas na vida, o amor é cercado por construções, idealizações e representações sociais. Muito dos elementos constituintes do amor são colocados como naturais e universais, mas,  muitas dessas idealizações e normatizações em torno do amor acaba por torna-lo um  elemento regulador que deslegitimar e invisibiliza formas alternativas de amar, contribuindo com as frustrações em torno do amor . aqui vou trazer alguns tópicos, sobre elementos do amor que são perpetuados socialmente .

# O amor é o suprassumo da felicidade

     
A nossa sociedade faz do amor um item ou elemento que leva a felicidade (reproduzida nos contos de fadas com tal dos felizes para sempre), dai surgem a premissa ecoada aos 4 ventos, de que ninguém é feliz sozinho, (in)felizmente muitas pessoas tem a necessidade de ter uma companhia, mas isso não se faz regra, o problema dessa premissa e que ela ajuda a estigmatizar pessoas que optam por não terem relacionamentos como infelizes e coitadas.

      Viúvas, assexuais e pessoas acimas dos 30 anos começam a serem rotuladas de coitados infelizes como se o amor fosse condição para a felicidade, bom não existe receita para felicidade, ela é individual, cada um se realiza de uma forma, existem casos e casos, é o amor romântico não pode ser colocada como uma condição sine quo nom da felicidade, fora que a própria  ideia de felicidade, se mostre igualmente problemática .

# O amor é único e somente entre  homem e mulher

Essa premissa contribui para a normatização da heterossexualidade e da monogamia como
modelos únicos e exclusivo de amor, o que da luz a homofobia e a deslegitimação do poliamor. O amor não obedece regras, ele pode ser direcionado a homens, mulheres, ambos ou mais de um ao mesmo tempo. Devido a essa representação, de que o amor legitimo é o constituído unicamente entre dois sexos diferentes, acaba-se criando  um cenário  de opressão, que é histórico.


# Obrigatoriedade de ser eterno

  
Bom, o postulado de que o amor tem que se eterno influencia pessoas a segurar casamentos desarmoniosos e desgastados. Como posso prometer amar pra sempre se eu não sei o dia de amanhã ? Pode ser que daqui um mês eu me encante por outro alguém, então ,que seja eterno enquanto dure. A eternidade do amor se mostrava  bastante conflitante antigamente, onde a separação era vista como algo condenável, fazendo pessoas obrigatoriamente sustentar um casamento violento e desgastado .

# O amor deve ser direcionado a certos grupos

    
Como se o coração obedecesse regras kkk . Em muitos ambiente é imposto regras sobre quem pode ser alvo de paixões. Entre as classes aristocráticas, por exemplo, era proibido se envolver com plebeus e relacionamentos interraciais eram condenados, hoje, algumas pessoas por constituírem um casal com longa diferença etária encontram barreiras, ou seja, o amor deve somente ser direcionado a certos grupos .


# Os opostos se atraem, onde esses opostos se completam !

    
Bom, é comum vermos em nossa sociedade premissas como: a tampa da panela, metade da laranja , Yin Yang e etc, esses comentários ilustram a concepção de que somos pessoas incompletas e que  só um relacionamento amoroso nos completará, reforçando a ideia de amor como um elemento fundamental da felicidade, pode ser que muitas pessoas se escorem  no amor como bengala para a felicidade, mas isso pode gerar dependência afetiva e pessoas que não conseguem construir sua felicidade de forma autonomia .


     
Bom existem muitos postulados conflitantes a respeito do tema como quem se trai nunca te amou? ( sera?, podemos generalizar?), amor de pica é o que fica, amor restaura, quem ama da,quem ama perdoa, quem ama faz isso ou aquil , quem não sente ciumes não ama, idealização do par romântico (príncipes do cavalo branco), amor é lindo ( glamourização), o descredito do amor se ele não passar por um processo formal como o casamento, a confusão entre amor e sexo, hieraquização de valoração e normatização sobre diferentes formas de amor e etc .

Resumindo  o amor se caracteriza comumente e é difundido em nossa cultura  como :

- Heteronormativo
-Monogâmico / Monossexual
-Condição para felicidade

-  Deve ser eternizado
- Deve ser direcionado a certos grupos
- O amor redime e restaura
- É um sentimento bom é puro
-  fidelidade a constitui



Deixo aqui dois videos interessantes relacionados ao tema